Desde início, esta obra surgiu, com base numa necessidade de contribuir para a melhoria da vida da nossa população em geral, sendo alicerçada num espírito de solidariedade humana, onde as pessoas tiveram um papel muito ativo na sua construção. Foram muitas as mãos que ajudaram, que trabalharam no duro!
Conseguiu-se construir uma casa que protege as crianças, os jovens, os idosos e os mais desfavorecidos. Foi uma Instituição construída por pessoas e para pessoas. Ainda hoje, no trabalho de excelência que desenvolve todos os dias, a prioridade é dada às pessoas, este foi sempre o foco desta Instituição de Solidariedade Social. Assenta num trabalho centrado na preocupação em criar um ambiente alegre e feliz para todos os utentes. Este tem sido um dos ingredientes essenciais para o sucesso desta grande organização.
Esta casa é também um local com uma identidade muito própria, onde todos são acolhidos nas suas particularidades e dificuldades, sente-se um ambiente “caseiro”, não é um sítio qualquer…
A alma desta casa está muito bem representada na pessoa da Sra. Coordenadora – Dra. Rosa Maria, pessoa que todos acarinhamos aqui na nossa freguesia, posso até dizer que já é uma Castelonense, é mais de cá do que da sua própria terra. É uma pessoa com “muitos braços”, que com a sua forma de ser única, simpática e impactante chega a todos, sem exceção. Todos sabemos que com esta casa ninguém fica mal, ninguém fica desamparado! Ninguém fica sem comer e sem uma palavra amiga e de aconchego! Somos todos testemunhas vivas deste facto. Obrigado.
Não posso deixar de frisar o grande orgulho que sentimos nesta Instituição, as atividades e o envolvimento comunitário que promove, tão característico em tudo o que e desenvolve. Cada ano que passa há inovação, há melhorias, no sentido de corresponder sempre aos desafios que a própria sociedade coloca a este tipo de Instituições, foi exemplo disso a pandemia. Já foram ultrapassados vários desafios com grande distinção, graças ao trabalho dedicado e de grande profissionalismo exercido por todos os funcionários, sem exceção.
Estamos todos muito gratos pelo trabalho aqui desenvolvido!
Hoje, também se comemora o aniversário do Corpo Nacional de Escutas. É outra entidade da nossa freguesia que muito estimamos. Muito dinâmica, sempre prontos a ajudar toda a comunidade, com os seus projetos pertinentes e importante para o desenvolvimento dos nossos jovens. Todos gostamos muito dos nossos escuteiros! Desejo muitas felicidades e que nunca falte o entusiamo e alento para estarem sempre alerta e seguirem em frente!
Termino com o provérbio “se quiseres ir depressa, vai sozinho, se quiseres ir longe, vai acompanhado!” Em Castelões caminhamos juntos! Queremos ir mais longe!
Contem sempre com a Junta de freguesia para a concretização das vossas ideias e projetos em prol do bem-estar da nossa comunidade.
Que brilhe sempre, nos olhos de todos nós, o fulgor da vida e a arte de bem servir para bem viver!
Discurso do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Sá na sessão Solene do 48º Aniversário do CSPC em 7/10/2023