Castelões: Uma freguesia com antiguidade inquestionável!

A antiguidade da freguesia é inquestionável e tem talvez, origem romana ou mesmo pré-romana, patente nos vestígios arqueológicos encontrados na Bouça Alta e na toponímia da freguesia.

Em termos documentais, a primeira referência conhecida e feita à Freguesia, data de 20 de Fevereiro de 1033 e diz respeito a uma doação feita por Marcos e Adosinda, sua esposa, ao mosteiro de Santa Maria de Oliveira.

Saber Mais

O Castrejo


Nessa época, é designada por “Sabcto Jacobo de Castelanos”. Nas Inquirições de 1220 por “Sancto Jacobo de Castelaos”, de 1258 por “Sacti Jacibi de Castellanis”, de 1308 por “Santi Jacobi de Castelãos” e em 1676, na primeira acta de visitação (capítulo) conhecida, por “São Tiago de Castelãos”.

Ver Todos

Últimas Notícias

A atualidade da sua freguesia

Local sinalizado: Rua Monte de Baixo

A Junta de freguesia chama atenção para quem circula na Rua de Monte de Baixo para as grelhas de uma travessa de águas plu ...

Denominação da Rua do Alto dos Foguetes

A Comissão Municipal de Toponímia, aprovou no passado dia 10 de dezembro de 2018, emitir o parecer favorável à prop ...

Caminhada a favor da liga portuguesa contra o câncro

A Junta de Freguesia de Castelões apela á participação de todos na Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Ca ...

Informações

Instituicões

Ver Instituicões

Galeria

Ver Galeria

Festividades

Ver Festividades

Pedidos de Documentos

Fazer Pedido

Ocorrências

Fazer Ocorrência

A Visitar

Ver a Freguesia

Castelões em vídeo: Aquedutos águas livres

O Aqueduto de Castelões está situado num pequeno vale entre os lugares de Santiago e da Bouça, e são pertença da Casa de Santiago. Presume-se que tenham sido mandado construir no século XVIII.

A sua construção teve como objectivo a condução de água de duas linhas para a casa e terras da Quinta de São Tiago. Segundo a documentação enviada pela C.M. de Famalicão, "houve, em data desconhecida, o encerramento total de alguns arcos e parcial de outros, do lado Noroeste, para fins de divisão de terras..."

Saber Mais


Links Úteis